9.3.07

Not Ready To Make Nice

Enquanto dirigia para pegar o Gordo na Animal's, a música começou a tocar. Poxa, coloquei ela no cd assim, por acaso, uma daquelas que você lê em algum lugar que é "sucesso de crítica" e decide baixar pra ver se é realmente tudo isso. Posso até ter ouvido ela antes, mas só agora prestei atenção na letra... e que letra! Pra quem não lembra (ou nem chegou a saber), quando Bush anunciou a guerra contra o terrorismo no Iraque, muitos fanáticos acreditaram em tudo que ele disse. Típica reação de um país abalado por uma tragédia, que no caso foi o ataque às torres gêmeas. Poucas eram as pessoas que ousavam se manifestar contra a guerra. Dentre elas um grupo de música country, chamado Dixie Chicks, criticou a guerra e Bush durante um de seus shows fora do país. Graças ao mundo globalizado, em pouco tempo, todos os estados unidos da américa do norte ficaram sabendo. Pânico! Choque! Como ousam fazer isso em terras estrangeiras? Criticar a decisão, tão sábia, daquele escolhido por nós? Bom, depois disso, as Dixie Chicks foram humilhadas, ameaçadas, duramente criticadas, tiveram shows boicotados, entrevistas canceladas - enfim, sofreram o pão que o diabo amassou. Agora, quando se provou que os motivos da tal guerra eram nada mais do que briguinhas particulares, eis que elas ressurgem com um cd novo e muitos grammys no bolso. A moral da história? Não sei, pode ser que nem tenha, podem ser divagações em uma noite de sexta dentro de casa. O que importa é a música. A letra. A história que conta. A lição que dá. As coisas que nos ensina. As que não diz, mas deixa subtendida. As palavras que, traduzidas, podem perder um pouco do significado, mas, mesmo assim, assustam por serem tão reais.


Not Ready To Make Nice - Sem estar pronta pra ser cordial
(tradução feita por mim mesma, tá? Ou seja, não é literal, é mais de idéias)

Perdoar soa bem.
Esquecer, Não tenho certeza que posso.
Eles dizem que o tempo cura tudo, mas ainda estou esperando

Acabei com qualquer dúvida
não restou nada pra decidir
eu paguei um preço, e vou continuar pagando

nao estou pronta pra ser cordial,
não estou pronta pra desistir,
ainda estou puta, e não tenho tempo pra ficar enrolando

é muito tarde pra ser cordial
eu provavelmente não seria mesmo se pudesse
porque estou puta

nao consigo me forçar a fazer o que você acha que eu deveria
eu sei que você disse
-porque você não pode só superar isso
Girou meu mundo inteiro, e acho que gosto

Fiz minha cama e durmo como um bebê
Sem arrependimentos, e não me incomodo em dizer
É uma história triste quando uma mãe vai ensinar sua filha que ela deve odiar uma completa estranha
E como é que no mundo, as palavras que eu disse fazem alguém pirar
ao ponto de me escrever uma carta
dizendo que é melhor eu calar a boca e cantar, ou minha vida vai acabar

I'm not ready to back down, I'm still mad as hell
And I don't have time To go round and round and round
It's too late to make it right
I probably wouldn't if I could
Cause I'm mad as hell
Can't bring myself to do what it is You think I should