14.7.07

{...Olhos de amor...}

Desde cedo, ele tentou ensinar a lição que mais havia influenciado sua vida: você pode ser tudo que quiser. Entre sermões, reclamações e críticas, era este o conselho que ele sempre dava.

E, foi assim que, por muito tempo, aprendi a trocar as brincadeiras na rua por livros dentro de casa; saídas por noites em claro estudando; amigos de bar por colegas de trabalho.

Foi o estudo que o tirou de sua pequena aldeia no oeste africano e o jogou, anos depois, em uma sala de aula americana. Foi sua persistência que fez com que ele aprendesse não só a ler e a escrever em português (uma das línguas mais difíceis), mas compor textos e artigos publicados.
Foi sua coragem que transformou a vida de todos nós, quando, ao receber uma proposta de emprego em outro país, decidiu ir levando todo mundo. Ainda mais coragem ele teve ao decidir ficar – sozinho, enquanto todas nós voltamos para casa.

Quando penso em tudo que sou hoje, sei que devo muito ao que ele me ensinou. Devo muito ao que seus pais o ensinaram. Devo muito às lágrimas que chorei depois de cada discussão que tivemos.

Acho que agora entendo que ele me via pelos seus olhos e eu, me via pelos meus... hoje, aprendemos a nos ver, desta vez, simplesmente com amor. muito amor.